quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Livro da Semana 20/08

O MUNDO DE SOFIA – JOSTEIN GAARDEN


Vamos ao Técnico:

NOME VERDADEIRO: Sofies Verden
NOME BRASILEIRO: O Mundo de Sófia
PAÍS DE ORIGEM: Noruega
ESCRITOR: Jostein Gaarden
ANO DO LANÇAMENTO: 1991



TRAMA
(segundo o site do
Wikipédia):


Sofia Amundsen (Sofie Amundsen, na versão norueguesa) é uma garota de quatorze anos que vive na Noruega em 1990. Ela mora com sua mãe, o seu gato Sherekan, seu peixe-dourado e uma tartaruga. O seu pai é capitão de um navio petroleiro e fica fora a maior parte do ano. Ele não aparece no livro.
A vida de Sofia é chacoalhada no começo do livro, quando ela recebe duas mensagens anônimas pela caixa de correio. Uma das mensagens era com a pergunta "Quem é você?" e a outra questionava "De onde vem o mundo?" Ela recebe também um cartão postal endereçado à "Hilde Møller Knag a/c Sofia Amundsen". A partir de então, ela passa a receber gradativamente um curso de filosofia por correspondência.
Através dessas comunicações misteriosas, Sofia se torna aluna de um filósofo, Alberto Knox, de cinqüenta anos. No começo ele é totalmente anônimo, mas conforme a história se desenrola ele revela cada vez mais sobre si. É ele quem escreve os papéis e os pacotes, mas não os cartões postais que endereçados de alguém chamado Albert Knag, um major de uma unidade das forças de manutenção da paz da ONU no Líbano.
Alberto ensina à Sofia sobre a história da filosofia. Ele revisa de uma forma que fosse de fácil compreensão o que é de mais importante desde os Pré-socráticos passando por Jean-Paul Sartre. Ao longo das lições filosóficas, Sofia e Alberto tentam lograr o misterioso Albert Knag. Albert aparenta ter poderes equiparados aos de Deus, deixando Alberto irritado.
Sofia aprende filosofia medieval em uma igreja gótica com Alberto vestido como monge e aprende sobre Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir em um café francês. Várias questões filosóficas e métodos de raciocínio são postos diante de Sofia, enquanto ela se esforça para resolve-los a sua maneira. Muitos dos pacotes filosóficos de Alberto são precedidos de perguntas diretas como "Por que o Lego é o brinquedo mais inteligente do mundo?"
Misturado às lições filosóficas, há um enredo normal semelhante a um romance para adolescentes, no qual Sofia interage com sua mãe e suas amigas. Albert Knag continua a interferir na vida de Sofia e Alberto a ajuda a lutar contra isso ensinando a ela tudo o que ele sabe sobre filosofia. Essa, ele explica, é a única maneira de entender o mundo em que ela vive.
Tudo isso vem acompanhado de acontecimentos que parecem cientificamente impossíveis, como conseguir ver a própria imagem no espelho piscar com os dois olhos ou ver de verdade Sócrates e Platão. Por ser um livro baseado em filosofia, entretanto, promete (e cumpre) explicar tudo no final, quando Sofia e Alberto Knox escapam de Albert Knag.
A explicação é que Albert Knag é o autor de um livro chamado "O Mundo de Sofia", onde Sofia e Alberto são dois meros personagens. Ele dá esse livro à Hilde como presente de aniversário. O autor faz com que seus personagens tomem consciência de sua condição e baseado em conhecimentos filosóficos Sofia e Alberto são capazes de transcender a própria realidade do "autor". "O mundo de Sofia" é um exemplo de metaficção.






__________________________________________



A primeira vez que eu li o livro tinha 10 anos, foi o meu primeiro livro que eu li porque queria, e porque minha tinha insistiu argumentando que fosse amar, nunca tinha lido nada de filosofia, nem tão pouco lido livro que me interessasse , quando tinha quer ler livros na escola, eu sempre lia resumos e coisas tal. “Sofia” foi o principio da minha paixão pela literatura e eu viria a reler o livro mais cinco vezes uma vez por ano, no entanto a cada leitura parecia para mim que Sofia tinha crescido, e mudado.
Eu cresci com Sofia, Harry Potter, com um universo cheio de universos, pura magia!! Eu cresci lendo, assistindo filme e ouvindo boas musicas, e hoje eu continuo a ser um menininho em busca de conhecimento, em busca de uma cultura minha, formando meu traços.

5 comentários:

  1. Parece ser legal...

    -Ando meio sem paciencia pra ler livros...]

    ...mas assim que der eu vou ler!

    Bom final de semana pra vc!

    sE cuida!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha me deu vontade de ler

    ResponderExcluir
  3. Faz tempo que eu quero comprar esse livro.
    A historia é muito boa e os filosofos citados no livro tbm u.u
    Bom algum dia vou arranjar uma hora pra compra-lo =]

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. O mundo de Sofia também foi meu primeiro livro, aos 12 anos, hoje não consigo me libertar da literatura :*

    ResponderExcluir